Favela tem voz, só precisa ser ouvida...


domingo, 28 de fevereiro de 2010

SELETIVA HGT DA CUFA...AGITA SÃO VICENTE...


As clinicas da seletiva da CUFA (CENTRAL ÚNICA DE FAVELAS) para escolher o representante brasileiro que ira compor o time de basquete das estrelas os “Hallem Globetrotters” iniciaram em Janeiro e no dia 20/02 (sábado) aconteceu na cidade de São Vicente a Seletiva da Cufa baixada santista. Diversos atletas profissionais, não profissionais e jovens da região compareceram para filmar sua destreza com a bola de basquete e com muita esperança de chegar pelo menos aos 5 finalistas. Esta seletiva é um evento organizado pela CUFA e com a parceria da REDE GLOBO e acontecera em todas as Bases Cufa espalhas pelo Brasil. A intenção desta seletiva é dar oportunidade e visibilidade aos atletas da região onde as clinicas acontecerem. Nós da Base CUFA de Guarujá estivemos lá para apoiar o evento ajudando no que fosse possivel, levando também os jovens da Banda Prakata para agitar a Galera e também fomos torcer pelos atletas de nossa cidade...mas, desejamos de coração BOA SORTE a todos os presentes. Tivemos também no domingo um confronto dos times de SP E BS onde nossos garotos levaram a melhor, tivemos também oficinas de B.Boys, DJs, Tranças, cortes de cabelos, manicure e mais algumas atividades esteticas.
Oferecendo assim um dia de entretenimento e diversão a todos os presentes.


VAMBORA !!!!

Por: Comunicação Guarujá

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CUFA GUARUJÁ CONVIDADA A PARTICIPAR DE CAMPANHA CONTRA A DENGUE NA CIDADE....

A Prefeitura de Guarujá, a Coeppir, a Secretaria de Saúde na ultima quinta-feira ( 18/02) convidou representantes de Instituições Sociais, lideranças Comunitárias e lideres religiosos, para uma reunião onde o assunto da pauta foi o aumento desenfreado de casos de Dengue na cidade, dentro da pauta estava também as sugestões para a diminuição do quadro de infestação. Entre as instituições convidadas estava a Cufa Guarujá representada pelo Sr. Teotonio Caldeira (Kiko) coord. Geral da Base e o Instituto Educacional e Social Ki-surdo onde o mesmo é o presidente que foi representado pela sua assessoria. A intenção desta reunião foi para pedir o apoio e o trabalho em conjunto na luta contra o mosquito, foi dito sobre a dificuldade de reeducar as pessoas, a dificuldade de aceitação por parte dos moradores de bairros e favelas dos agentes de saúde, sendo assim os órgãos públicos citados acima solicitaram esta cooperação pois acreditam que assim a luta poderá ser mais abrangente e assim atingindo uma maior resultado. Após todas as discussões ficou acertado que a prefeitura cederia todo material necessário para divulgação (impressa, áudio visual e internet), grupos de agentes para acompanhar os representantes em suas comunidades e todo suporte estrutural no caso de eventos realizados pelas instituições. Todo esse material estará a disposição de todos os envolvidos para a campanha inicial do dia 22/02 e findando no dia 27/02. Mas, a campanha se estendera até que se entenda que a infestação teve seu quadro diminuído e assim permanecera somente o controle das Zonas. A base Cufa de Guarujá já apresentou um plano de trabalho para após a campanha em massa, a qual acharam muito interessante e já se comprometeram a liberar o material visual para palestras e a estarem agendando nova reunião para saber como podem estar contribuindo mais.
Infelizmente a assessoria de imprensa da Prefeitura não liberou o uso de câmeras na reunião e só nos liberou informar sobre esta reunião nos nossos meios de comunicação ontem após o inicio da campanha.

Por: Coord. de Comunicação CUFA Guarujá

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

MV BILL, NEGA GIZZA e membros da CUFA no Carnaval do Rio de Janeiro desfilam na Portela !!!!

Carnaval do Rio o grande espetaculo de sempre..na verdade cada vez melhor, desta vez a CUFA se fez presente representada por MV Bill, Nega Gizza e mais alguns membros da Central Unica de Favelas e também de outras ONGs. O carro onde MV Bill e Nega Gizza vinham como destaque falava sobre a Inclusão Digital.

Veja o video:



Por: Comunicação Base Guarujá

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CUFA Guaruja e a Instituição Educacional e Social Ki-surdo implantam curso de LIBRAS na Associação dos Bombeiros Mirins de Guarujá...

A base Cufa de Guarujá em parceria com a Instituição Educacional e Social Ki-surdo implantara e ministrara o curso de Libras (Linguagem brasileira dos sinais) na Associação dos Bombeiros Mirins de Vicente de Carvalho cidade vizinha de Guarujá. Esse curso terá uma duração de um ano, sendo utilizado dois dias por semana e com a carga horária de 2:00h por dia. A associação dos bombeiros mirins de guarujá é a unica em nossa região e é composta por bombeiros e voluntários, atende crianças de 07 a 15 anos de idades, sendo sua maioria jovens residentes da favela Chaparral.
Na Associação os jovens recebem treinamento de salvamento em alturas, incêndio, instruções cívicas, de saúde e higiene pessoal, atribuições de atividades relacionadas à reciclagem de lixo, prevenção de conhecimento sobre o meio ambiente, noções e instruções de primeiros socorros. As aulas de Libras iniciaram no dia 18/02 das 10:00 as 12:00h.

Por: Coord. de Comunicação

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ENCERRAMENTO DOS DEBATES NO ENCONTRO MARCA A NOVA FASE DA CUFA ....

O sábado foi de encaminhamentos finais das pautas do V Encontro Nacional da CUFA. Foram definidos o calendário anual dos eventos nacionais, as ações específicas para cada Estado e a criação de grupos de trabalhos que irão gerenciar as ações nacionais da CUFA. A Frente Brasileira de Hip Hop, o grupo de esporte e capoeira, o Núcleo Maria Maria e o grupo de comunicação nacional, serão responsáveis por orientar e atender todas as bases e definir estratégias de ações em cada área.
Os grupos apresentaram seus objetivos e planejamentos para o ano de 2010, marcando uma nova fase de fortalecimento institucional da CUFA Brasil. O Conselho Nacional da CUFA também definiu seu plano de trabalho e elegeu um novo presidente, Max Maciel do Distrito Federal.
Já no domingo, 31, último dia do Encontro, o momento foi de despedidas e confraternizações entre os participantes. A CUFA Rio Grande do Sul agradece a todos os participantes e encerra o ciclo de debates com muito orgulho de poder dizer que o V Encontro Nacional da CUFA, em Porto Alegre, será um marco na história da CUFA Brasil.

3° Dia DO ENCONTRO NACIONAL CUFA...

Secretário-Executivo do PRONASCI realiza palestra em Encontro da CUFA

Com a presença do Secretário-Executivo e o Secretário de Juventude do PRONASCI, Ronaldo Teixeira e Reinaldo Gomes, respectivamente, na tarde do dia 29, os participantes analisaram o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, com foco para o projeto Os Invisíveis.
O projeto idealizado pela CUFA tem como objetivo tirar jovens da invisibilidade e atenderá dez Estados brasileiros, sendo os quais: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Pará, Ceará e Pernambuco, com o desenvolvimento do basquete de rua.
Para o Secretário Ronaldo Teixeira, Os Invisíveis é uma esperança para o Brasil e reiterou um compromisso de levar os Invisíveis em todos os lugares onde tiver os territórios do PRONASCI. “Em todo território Nacional tem que ter o Território da Paz, Mulheres da Paz e Os Invisíveis”. Ronaldo Teixeira.

Hip Hop em pauta no Encontro Nacional


O terceiro dia de Encontro, realizado na sexta-feira, 29, iniciou com a mesa sobre a FBHH - Frente Brasileira de Hip Hop que é uma frente estratégica da CUFA que discute e propõe um novo olhar a cultura hip hop, desde do campo simbólico, a cidadania e desembocando na esfera econômica.
A CUFA, na maioria de suas intervenções, utiliza o hip hop como instrumento de aproximação com os jovens através do basquete de rua, festivais de brack e rap. “A CUFA tem como símbolo e origem a cultura Hip Hop, ela é a nossa identidade”, ressaltou Paulo Ávila, coordenador Geral da CUFA de Mato Grosso.
Durante a mesa, diversas questões foram levantadas sobre como trabalhar o hip hop mais voltado para a construção de cidadãos e transformação social. Os principais representantes da cultura dentro da CUFA debateram formas e as principais ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer e utilizar melhor esse instrumento de inclusão social.

SEGUNDO DIA DO ENCONTRO NACIONAL CUFA

Diretor da Globo participa do Encontro da CUFA..

Na manhã desta quinta-feira, 28, o V Encontro Nacional da CUFA recebeu como convidado o diretor de Planejamento e Projetos Sociais da Rede Globo, Albert Alcoulombre Jr., para a falar sobre Responsabilidade Social e a relação de parceria entre CUFA e Globo.
O Diretor abordou temas como organização em rede, projetos sociais, parcerias e articulação com as mídias. Exemplos como o Ação Global e Amigos da Escola ilustraram algumas das articulações da Globo na área social.
Segundo Albert, a Globo trabalha especificamente na comunicação e faz parcerias com entidades que desenvolvem os projetos sociais na base mas, frisou que “a comunicação não é milagrosa, ela só funciona a partir de um planejamento global de cada ação, de cada projeto”.
“Para mim, pessoalmente, e para a área social da Globo, é um prazer participar do Encontro da CUFA”. Albert Alcoulombre Jr.
Após as falas, a coordenadora da base da CUFA em Porto Alegre, Ivanete Pereira, presenteou o convidado com o livro Os Zumbis da Pedra, da CUFA RS.


Paralelo ao Encontro Nacional, o grupo de comunicação nacional da CUFA está realizando o I Encontro de Comunicação Nacional da CUFA.


A primeira pauta foi a consolidação da identidade da CUFA Nacional, com a definição da Missão, Visão e Valores. Na sexta-feira, 29, a equipe apresentará a estrutura da comunicação nacional da CUFA em plenária.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

NO DIA 27/01 INICIOU-SE O ENCONTRO DA CUFA EM PORTO ALEGRE !!!!


Com a presença de diversos Estados do território nacional, o V Encontro Nacional da CUFA iniciou, no dia 27 quarta-feira em Porto Alegre, com a apresentação e planejamento para 2010 de cada Estado presente.
“Cada Encontro Nacional realizado é mais um passo que a CUFA dá para o futuro. A integração de diversas culturas oportuniza a criação de novas tecnologias sociais”, enfatizou Dinorá.
As apresentações dos Estados enfatizaram as conquistas, projetos em andamento e novos projetos para 2010. São momentos onde podemos interagir mais e conhecer melhor as ações de cada base da CUFA no Brasil.

A partir de amanhã, dia 28, as mesas irão trabalhar mais especificamente todas as ações e articulações da CUFA Nacional e nos Estados, com a presença de convidados que irão contribuir com o planejamento de 2010.